Notícias
Advogados ganham autoridade no Instagram
O Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos e vídeos para se tornar um canal estratégico de posicionamento profissional especialmente no Direito
O Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos e vídeos para se tornar um canal estratégico de posicionamento profissional – especialmente no Direito. Advogados que utilizam essa plataforma de forma planejada conseguem ampliar sua visibilidade, atrair potenciais clientes e construir autoridade em suas áreas de atuação.
"Hoje, o Instagram é o principal canal para quem quer ser visto no mercado jurídico. O profissional que ainda não entendeu isso está perdendo relevância e espaço para quem já se posiciona de forma estratégica", afirma Bruna Espairane, estrategista de posicionamento jurídico e fundadora da Espairane Marketing.
Impacto está no alcance
Com uma base de usuários ativa e visualmente engajada, o Instagram oferece um ambiente ideal para advogados se conectarem com o público, explicarem temas complexos de forma acessível e, principalmente, fortalecer a marcal. A comunicação simples, clara e frequente é o diferencial que aproxima o profissional das pessoas e o destaca no mercado.
" Ao entregar conteúdo educativo e relevante, o advogado deixa de apenas oferecer serviços e passa a ser visto como uma fonte confiável de informação. Isso gera autoridade – e autoridade atrai clientes. Conteúdo relevante é a nova vitrine da advocacia. Quem ensina, conquista. E quem conquista, converte", destaca Bruna.
Além disso, a especialista lembra que autoridade digital é construída por uma combinação de fatores: constância nas postagens, identidade visual profissional, presença em vídeos curtos como Reels, uma bio estratégica e interação real com os seguidores. Um perfil bem cuidado transmite confiança imediata e diferencia o advogado da concorrência.
Conversar com o público é a chave
Humanizar a rotina, responder dúvidas com linguagem simples e aparecer com regularidade geram proximidade e posicionam o advogado como referência. Diferente do que se imagina, não se trata de exposição sem propósito, mas de gerar conexão:
"As pessoas contratam quem elas confiam e o Instagram é o palco onde advogados mostram quem são, o que sabem e por que merecem ser contratados" reforça Espairane.
Bruna Daelen Espairane
Estrategista de posicionamento jurídico. Palestrante nos maiores congressos do país. A mente por trás das marcas mais influentes da nova advocacia.
Fundadora da Espairane Marketing, já ajudou mais de 5 mil advogados a se tornarem autoridade em suas áreas, com estratégias focadas em reputação, visibilidade e resultados — sempre dentro da ética da OAB e fora dos limites criativos do mercado.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3992 | 5.4022 |
Euro/Real Brasileiro | 6.3012 | 6.31712 |
Atualizado em: 14/08/2025 09:19 |
Indicadores de inflação
05/2025 | 06/2025 | 07/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,85% | -1,80% | -0,07% |
IGP-M | -0,49% | -1,67% | -0,77% |
INCC-DI | 0,58% | 0,69% | 0,91% |
INPC (IBGE) | 0,35% | 0,23% | 0,21% |
IPC (FIPE) | 0,27% | -0,08% | 0,28% |
IPC (FGV) | 0,34% | 0,16% | 0,37% |
IPCA (IBGE) | 0,26% | 0,24% | 0,26% |
IPCA-E (IBGE) | 0,36% | 0,26% | 0,33% |
IVAR (FGV) | -0,56% | 1,02% | 0,06% |